Acabamos de voltar de nossa jornada à China. Só o fato de conhecermos diversas cidades de um país tão rico e com cultura milenar, já seria por si só algo a ser celebrado. Mas o valor de nossa viagem foi muito além disso! Não estávamos em um país qualquer, estávamos na CHINA. Berço do Taijiquan! As palavras são poucas para qualificar nossa aventura! Foi uma viagem excepcionalmente marcante!
Foto Oficial do Seminário © Escola de Taijiquan de Chenjiagou – China |
Turismo à parte [contaremos detalhes em fotos depois], nossa estada em Chenjiagou, foi um dos pontos altos da viagem. Ficamos instalados no complexo do centro de treinamento da Família Chen. Foi imersão de Taijiquan o dia inteiro, todos os dias, por 6 dias! O seminário com o Grão-Mestre Chen Xiaowang é uma experiência recomendável a todos os praticantes. Guardião dos ensinamentos da família, vê-lo em ação deixa claro e patente o porquê dele ocupar o posto que ocupa e de ser tão renomado mundialmente. Nosso grupo brasileiro – juntamente com praticantes de outros países [Alemanha, Croácia, Polônia, Portugal e Estados Unidos] – treinou sob sua serena batuta, de manhã e de tarde, e o resultado de seus ensinamentos era visível e reconhecido por nossos alunos, dia após dia.
Mas nossa história em Chenjiagou não se resumiu apenas ao seminário com o Grão-Mestre… Em nosso segundo dia na cidade, fomos apresentados ao Templo da Família Chen, dedicado a Chen Wanting, onde teve lugar a Cerimônia de Discipulado. Nesta cerimônia, o Grão-Mestre recebeu como discípulos da linhagem Chen, oficialmente e por mérito, praticantes do Taijiquan. Foi com muito prazer que assistimos ao nosso Professor Magno Bueno ser agraciado com tal honra! Juntamente com ele, e outros membros do mundo Taiji, também recebeu a graça do discipulado a Professora Liana Netto [WCTA-Br]. Ser aceito como discípulo é ser reconhecido com fiel praticante da arte e, principalmente, defensor e multiplicador do estilo Chen de forma metódica e fiel aos princípios da família.
Clique na imagem acima para ver o Vídeo [Cortesia Eduardo Molon – WCTA-Br] |
O resto de nossa semana seguiu atribulada com os treinos, alternados com visitas ao Museu do Taijiquan – onde toda a história do Taiji é contada – e à casa de Yang Luchan, que hj é também um pequeno museu.
Para nosso último dia, ficou outra grande emoção: termos professores e alunos do IFTB submetidos ao Exame Duan Wei. O exame é aplicado oficialmente pela Chinese Wushu Association [CWA], e sua certificação atesta níves de proficiência de diversas artes marciais chinesas, inclusive o Taijiquan. A classificação do exame consiste de 3 níveis principais: o nível 1 [Águias] vai do 1º ao 3º Duan; o nível 2 [Tigres] vai do 4º ao 6º Duan; e finalmente o nível 3 [Dragões] vai do 7º ao 9º Duan.