“O dicionário Merriam-Webster define biopsicossocial (BPS) como aquilo que está relacionado com os aspectos biológicos, psicológicos e sociais da saúde, em contraste com os aspectos estritamente biomédicos de uma doença. A teoria foi desenvolvida por George L. Engel (1913-1999) e John Romano (1904-1994) durante décadas, e publicada primeiramente por George Engel em 1977. Enquanto que o modelo biomédico tradicional foca na fisiopatologia e outras abordagens biológicas da doença, a abordagem biopsicossocial enfatiza a importância de entendermos a saúde humana e a doença sob outros aspectos, como fatores biológicos, psicológicos e sociais, e suas interações complexas.
Tai Chi (Taiji) é uma antiga arte curativa Chinesa e também uma arte marcial. Suas raízes filosóficas têm origem no Livro das Mutações (I Ching ou Yi Jing). Ela foi desenvolvida baseada na Medicina Tradicional Chinesa, especialmente no sistema dos meridianos.
No livro ‘Guia de Tai Chi da Faculdade de Medicina de Harvard’ (pulicado recentemente em português pela Ed. Pensamento), o professor Peter Wayne, discute os benefícios do Tai Chi para o coração, os pulmões, os ossos, os músculos, o sistema nervoso, o sistema imunológico e a mente, sob a perspectiva dos fundamentos do Tai Chi, da teoria da Medicina Tradicional Chinesa, e sob a lógica de Medicina ocidental. Ele cita, inclusive, estudos biomédicos conduzidos por institutos de pesquisa por todo o mundo, como evidências de suas colocações.
Existem muitos estilos e formas de Tai Chi. Algumas são longas e complicadas, outras são curtas e simplificadas. De acordo com o Dr. Wayne, todas elas podem trazer benefícios para a saúde, desde que elas tenham oito ingredientes ativos:
Além de ser influenciado pelo ‘Livro das Mutações’, o Tai Chi herdou perspectivas filosóficas do Confucionismo, do Budismo, e do Taoísmo. Para muitos, o Tai Chi não é apenas uma arte curativa, ou uma arte marcial; é também uma forma de cultivar um sistema de valores, e de desenvolver uma atitude mais positiva em relação à natureza, aos relacionamentos e à vida diária de forma geral.
O livro ‘Tai Chi in Your Life’ de Dale Napier apresenta vários exemplos de como os princípios do Tai Chi podem ser aplicados às suas tarefas diárias. O Dr. Wayne também ensina como integrar o Tai Chi na rotina diária em seu livro. Ele apresenta, ainda, o ‘Tai Chi para Dois’, como uma forma de usar o Tai Chi nos treinos para o aperfeiçoamento de outros esportes (como por exemplo, Tênis, Golf, e Esqui); e no mundo dos negócios como um programa de bem-estar corporativo eficaz, melhorando a criatividade e o aprendizado ao longo da vida.
Portanto, uma vez que o Tai Chi atende a múltiplos aspectos da saúde, Dr. Wayne considera sim o Tai Chi uma abordagem biopsicossocial relevante para o tratamento e prevenção de doenças.”
Assista abaixo ao vídeo em que o Dr. Wayne apresenta as conclusões de seus estudos sobre o Tai Chi (em inglês).
Artigo original: “Tai Chi: a biopsychosocial approach to health”
Por Violet Li, publicado no site St. Louis Taichi Examiner
Tradução: Soraya Lacerda
Foto e Vídeo: Do artigo original
Outros artigos de Violet traduzidos para o TAOLU, aqui.