A partir de hoje o blog do IFTB fica um pouquinho mais rico em seu conteúdo. E o que proporcionará isso são os artigos sobre Taijiquan escritos por Violet Li, que publicaremos aqui, traduzidos para o português. Violet é uma premiada jornalista de Saint Louis [USA], e nos deu o prazer de se juntar a nós autorizando a publicação de seus artigos em português, aqui no blog. Para quem não a conhece, Violet é também uma entusiasta, praticante e instrutora certificada de Taijiquan [Taichichuan]. Além disso é expert em outras práticas de fitness, tendo ensinado aeróbica e kick-boxing antes de abraçar de vez o Taiji. Aliás, sua paixão por Taiji, Qigong e Fitness é que lhe dá motivação para escrever artigos relacionados a estas práticas e seus benefícios para a saúde e o bem-estar. Seus artigos são publicados no St. Louis Tai Chi Examiner, no National Tai Chi Examiner. O que escolhemos para inaugurar esta nova seção é “Você pratica Tai
chi Chuan ou Taichi Cao?” que versa sobre a importância do ‘relaxar na postura’.
A todos vocês, só podemos dizer: aproveitem!
À Violet… obrigada e seja muito bem-vinda à família IFTB!
Grandmaster Chen Zhenglei |
Recentemente eu fiz uma enquete informal, entre um grupo de aproximadamente 24 praticantes, perguntando a eles se eventualmente observavam alguma sensação diferente em seus dedos quando praticavam Taichi. Alguns deles já possuíam algo em torno de cinco anos de estudo e prática. Para minha surpresa, menos de 25% deste grupo afirmou sentir seus dedos aquecidos, ‘inchados’, ‘dormentes’, ou até mesmo formigando com algum tipo de ‘sensação elétrica’. Um deles, até me disse brincado que havia machucado um de seus dedos antes de iniciar a prática, e que o tal dedo continuava insensível mesmo quando praticava o Taichi.
Em seu livro “Chen Style Taijiquan, Sword and Broadsword“, o Grão-Mestre Chen ressalta que o pré-requisito essencial para a pratica do Taichi é relaxar. Primeiramente, relaxar a mente e esvaziá-la de pensamentos; depois, relaxar o corpo. De acordo com o Grão-Mestre Chen, quando o corpo está tenso, o Chi não circula livremente.
Problemas mais comuns de postura como a cabeça projetada para frente, pescoço tenso, ombros muito elevados ou desalinhados, cotovelos projetados para cima, dedos e mãos tensos, artelhos [dedos dos pés] levantados desnecessariamente, são sintomas claros de um corpo que não está totalmente relaxado e sereno. Fechar o punho de forma muito firme pode também bloquear o caminho do Chi e tornar o Fajin menos poderoso. Em seu livro, o Grão-Mestre detalha orientações para um bom alinhamento.
Grão-Mestre Chen também ressalta que ombros e cotovelos relaxados fazem parte de nossa postura natural e que devemos mantê-los assim durante a prática do Taichi. Entretanto, alguns praticantes, principalmente os iniciantes, tendem a tensionar a postura, por exemplo, suspendendo os ombros já no início da forma, no Chi Shi [Movimento Inicial], quando os braços são elevados naturalmente até a altura dos ombros.
O Grão-Mestre enfatiza, que os movimentos do Taichi foram desenhados de acordo com a cinética do corpo humano. Para manter o corpo em harmonia durante a prática do Taichi, respeitar esta cinética é essencial. Ele ainda sugere que mantenhamos nossos ombros e cotovelos relaxados, também, ao executar tarefas simples do dia-a-dia, como por exemplo, atender ao telefone, digitar no computador, ou até mesmo ao trocar um aperto de mão com os amigos. Nós não nos sentiremos confortáveis se retesarmos nossos ombros ou estendermos em demasia nossos cotovelos ao executarmos estas tarefas tão rotineiras.
Ombros elevados e tensionados [esquerda] | Ombros desiguais [centro] | Axilas coladas ao tronco [direita] |
Grão-Mestre Chen Zhenglei demonstrando o movimento Jin Gang Dao Dui |
Tradução de Soraya Lacerda
As fotos são provenientes do artigo original
* Nota da tradutora.